Investigações Forenses Envolvendo Computação Forense E Análise De Dados

Nas últimas décadas, uma área que se tornou cada vez mais importante no contexto de disputas judiciais civis é a área de informática forense. As pessoas têm se tornado cada vez mais dependentes dos computadores para realizar seu trabalho e se comunicar. Os computadores também se tornaram cada vez mais poderosos e agora podem armazenar enormes quantidades de dados. As investigações forenses que envolvem a recuperação de dados de computadores e outros dispositivos eletrônicos são hoje muitas vezes essenciais em muitas questões de litígio civil de grande escala.

O que é Perícia Financeira e Como Se Especializar na Área?

Como muitas vezes há muito material recuperado de dispositivos eletrônicos, os dados recuperados são às vezes chamados de “big data”. Muitas vezes, programas tecnológicos específicos são usados ​​para classificar essa big data, de modo que seja possível entendê-lo. Duas plataformas criadas para esse fim e frequentemente utilizadas em contencioso cível são chamadas Nuix e Relativity. Esses programas permitem que os dados sejam classificados de forma rápida e eficiente e que evidências essenciais sejam encontradas rapidamente.

Análise Computacional Proativa – Recentemente, especialistas em computação forense têm ajudado as empresas a adotar uma abordagem “proativa”. Eles têm permitido que as empresas tirem imagens de computadores aos quais funcionários ou prestadores de serviços têm acesso em determinados momentos, quando essas pessoas ficam a par de certas informações confidenciais. Se o funcionário ou contratado posteriormente fizer uso indevido das informações que lhe foram fornecidas, esta imagem poderá ser usada como prova para provar que o uso indevido ocorreu. É provável que no futuro tais abordagens possam ser acrescentadas e adotadas de forma mais ampla.

Esta é uma abordagem proativa em antecipação a uma investigação forense que possa ocorrer no futuro.